sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aprender, Ensinar e Pregar o Evangelho


ELYSE ALEXANDRIA HOLMES

“Como você sabe que Joseph Smith foi um profeta?” perguntou o pesquisador.Você não tem que esperar a missão para começar a usá-lo.
“Tudo bem, respire fundo. Você consegue responder isso”, pensou Tanner consigo mesmo. Tanner J. estava ensinando sobre a Primeira Visão com o companheiro em uma das primeiras vezes.
De repente, o barulho ao fundo foi diminuindo, e a sala ficou tranquila e calma. Naquele momento, somente Tanner, o companheiro e o pesquisador importavam para ele. Tanner relatou a Primeira Visão e prestou um solene e sincero testemunho de Joseph Smith. Desde aquela época, Tanner nunca mais ficou nervoso ao prestar testemunho sobre a Primeira Visão.
Mas essa experiência não ocorreu enquanto Tanner servia missão de tempo integral. Na realidade, isso aconteceu três anos antes em sua ala, quando atuou com o primeiro conselheiro do bispado, fazendo o papel de “pesquisador”.

Começar Cedo

Quando o manual Pregar Meu Evangelho foi publicado pela primeira vez, o bispado da ala de Tanner imediatamente reconheceu sua importância. Eles se encontravam um domingo por mês, reuniam todos os rapazes do Sacerdócio Aarônico e concentravam-se no ensino dos princípios de Pregar meu Evangelho. Dali em diante, foi dado a cada rapaz um exemplar dePregar Meu Evangelho ao receber o Sacerdócio Aarônico.
Aaron C., um sacerdote, lembra que ficou animado ao receber o Sacerdócio Aarônico, mas não sabia o que pensar sobre o Pregar Meu Evangelhoquando ouviu falar dele pela primeira vez. “Não tinha ouvido falar sobre o manual Pregar Meu Evangelho até que o bispo o mostrou em nossa entrevista”, disse ele. “Porém, à medida que nos aprofundamos e aprendemos mais sobre esse livro todos os meses, fiquei empolgado com o evangelho e a missão e desejei pregar a palavra de Cristo.”
Derek P., um diácono, teve uma experiência parecida: “Na verdade, não sabia a respeito do manual até minha entrevista com o bispo. Depois de conhecê-lo, fiquei entusiasmado”.
Ryan, irmão do Aaron, participou também e está servindo atualmente na Missão Colômbia Bogotá Norte. Ryan disse a Aaron como essa experiência foi útil na preparação para a missão. Aaron contou: “Ele me disse que fazer isso todo mês o ajudou demais e que aprendeu muito mais dessa forma”.

Aprender a Ensinar

Mas esses rapazes dizem que aprender com o manual Pregar Meu Evangelho não é a melhor parte. Eles gostam da forma como ele os ajudou a amar o ensino do evangelho. Embora não estejam ensinando pesquisadores de verdade, podem praticar companheirismo e ensinar em situações diferentes, exatamente como em uma missão de tempo integral. “Minha parte favorita tem sido atuar em reuniões com ‘pesquisadores’ e tentar ensinar as lições”, diz Aaron.
A maioria dos rapazes concorda que ensinar é a parte favorita deles, ou que estão ansiosos para fazê-lo. Ben B., um novo diácono, diz: “Estou ansioso para ensinar, porque isso vai exigir que eu aplique o que sei e ensine, como vou fazer em minha missão”.
Embora ensinar seja uma das partes da experiência favorita deles, ela é com frequência a parte na qual eles ficam mais nervosos, pelo menos no início. Jordan M., também diácono, lembra-se do que sentiu quando começou a ensinar com o manual Pregar Meu Evangelho: “Da primeira vez, estava realmente nervoso. Eu não disse muita coisa, mas, com o tempo, comecei a falar mais”.
Tanner lembra-se de que estava nervoso com o fato de ensinar, ainda que tivesse dezesseis anos quando o programa foi implementado. “Estava pouco à vontade ao ensinar nas primeiras vezes, mas, por fim, isso realmente me ajudou.”

A Preparação para Servir

Adam B., que está se preparando para enviar os papéis da missão, realmente gostou da experiência com o manual Pregar Meu Evangelho. “Você se acostuma, sabendo o que vai ensinar no campo missionário”, disse ele. Adam também admite que conhecer o manual Pregar Meu Evangelho lhe dará uma vantagem quando chegar ao centro de treinamento missionário e durante a missão.
“Acho que a oportunidade de ensinar aumentou meu testemunho, mais do que apenas ouvir uma lição.” — Zach
Muitos rapazes, como o irmão gêmeo do Adam, Aaron B., sentem que Pregar Meu Evangelho é um excelente meio de fortalecer o testemunho. “Ele nos dá um testemunho mais forte da obra missionária porque nos ajuda a entender o que temos que ensinar”, disse Aaron.
Zach J. também sentiu seu testemunho do evangelho aumentar: “Acho que a oportunidade de ensinar aumentou meu testemunho, mais do que apenas ouvir uma lição”.
Os rapazes que já estão na missão também são gratos por esse método de ensino. O Élder Chris Hughes, que está servindo na Missão Escócia/Irlanda, disse que “ao aprender antes [com o Pregar Meu Evangelho], fui para a missão já preparado para ensinar”.

Incentivar Outros a Estudar

Com essa experiência, os rapazes reconheceram rapidamente a importância do manual Pregar Meu Evangelho. Alex B. acredita que todos os rapazes deveriam conhecer Pregar Meu Evangelho durante os anos que estão no Sacerdócio Aarônico. “Acho que cada rapaz deveria fazer isso, porque, assim, já ficam preparados e mais experientes para quando entrarem no centro de treinamento missionário”, afirmou ele.
Chris dá este conselho aos outros rapazes: “Não subestimem o que o manualPregar Meu Evangelho pode fazer por vocês, quando se prepararem para servir ao Senhor. Recebemos essas ferramentas para que possamos ser os missionários que Ele precisa que sejamos”. Isso acontece quer você use o Pregar Meu Evangelho em uma aula, no quórum ou em casa.

Ore e Confie no Espírito

“A mensagem da Restauração do evangelho precisa ser ensinada com poder divino — o poder do Espírito Santo, que é o terceiro membro da Deidade. (…)
Ao esforçar-se para desenvolver fé para confiar no Espírito, você deve (…) orar pelo Espírito” (Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário [2004], p. 3).

Fazer o Pedido do Manual Pregar Meu Evangelho

Quer adquirir seu próprio manual Pregar Meu Evangelho? Fale com seu bispo ou presidente de ramo ou visite o sitestore.LDS.org para comprar um. Você também pode fazer o download em PDFgratuitamente.

Cumprir Seu Dever para com Deus

Aprender e ensinar com o manual Pregar Meu Evangelho é apenas um exemplo de como os rapazes e quóruns do Sacerdócio Aarônico estão se preparando e fazendo o seu Dever para com Deus de “convidar todos a virem a Cristo” (D&C 20:59). Aprenda a estabelecer seus próprios planos para esse aspecto do seu serviço do sacerdócio ao estudar e usar o livreto Cumprir Meu Dever para com Deus.

Não Entre em Pânico

Tanner J.
No meu segundo ano do ensino médio, depois de já ter aprendido e ensinado com o Pregar Meu Evangelho, um amigo veio a mim durante uma aula de levantamento de peso e disse: “Tanner, você é mórmon, não é?”
Um pouco nervoso, respondi, “Sim, sou”.
“Você pode me responder algumas perguntas sobre sua Igreja?” perguntou.
“Devido ao que já havia aprendido e praticado, pude responder a algumas das perguntas do [meu amigo].” — Tanner
Comecei a entrar em pânico. E se eu não soubesse as respostas das perguntas ou se parecesse um tolo? Então pensei sobre isso por um minuto: “Já fiz isso antes. Pratiquei na aula que temos todo mês e posso responder a essas perguntas. Não é nada demais. Por que estou com medo?”
Por já ter aprendido e praticado, pude responder a algumas de suas perguntas e conduzi-lo na direção certa. Ele entrou em contato com os missionários e, mais tarde, batizou-se e serviu missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário